quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

POLÊMICA

~ Lugar de criança é na internet





- O mundo (digital) está mudando tão rapidamente que a única certeza é que vai mudar ainda mais.No meio do caos,onde ficam as crianças mesmo ?

Douglas Adams ,genial autor do Guia do Mochileiro das Galáxias ,criou um provérbio sobre as mudanças cuja tradução livre é assim: ‘’ Tudo o que já existia no mundo antes de nascermos é absolutamente normal;tudo o que surge enquanto somos jovens é uma oportunidade e,com sorte,pode até ser uma carreira a seguir;mas o que aparece depois dos 30 é anormal,o fim do mundo como conhecemos... até que tenha estado por aí por uma década,quando começa a parecer normal’’.
Pois é.Com exceções que justificam a regra,somos conservadores.Só que o mundo muda o tempo todo e,desde sempre,cada vez mais rápido.Pense na internet.Parecia,no começo,máquinas a serviço da ciência e dos negócios,onde nós,usuários,fazíamos coisas sérias,como transações bancárias.Mas era muito mais.A rede tornou possível o relacionamento direto entre pessoas,com o lado de cá (nós) participando da construção dos instrumentos que usamos para.principalmente,interagir com outros humanos.
E já quem nasceu ‘’na’’ internet.Pesquisa de Nielsen diz que as crianças (2 a 11 anos de idade) estão na rede em peso.Enquanto o número total de usuários cresceu 10% entre 2004 e 2009,o de crianças subiu 19%.E o número de horas na rede,entre a garotada,cresceu 63%no período,de 7 horas por mês em 2004 para mais de 11 horas em 2009,contra um aumento de horas online,como um todo de 36%.
E isso quer dizer que o quê ? Primeiro,que as crianças estão usando a ‘’rede’’ como parte essencial de suas redes,como extensão da escola,conexão com familiares distantes,diversão,e por aí vai.Segundo,quem nasce em rede vive em rede;é como aprender a ler:tirante raros casos ninguém desaprende.No futuro,todo mundo estará em rede ,em todo lugar,o tempo todo,para todas as coisas.Menos uma ou duas.Que justificarão a regra.
Isso também quer dizer que pessoas ‘’do séc. 19’’ , que passaram quase incólumes pelo séc. 20,vão achar que crianças na rede,no séc. 21,esse tempo todo(menos de uma hora por dia) é um absurdo.Capaz de haver uma correlação com quem achava que mulheres não deveriam votar,que voto,de resto,era só pra quem tinha posses,por sinal,pra ler e escrever,coisa de literatos e desocupados?
O futuro das crianças- e dos adultos – é estar online,24 horas por dia,Daqui pra frente ,se você existe,existe na rede em tempo real e o tempo todo.Se você sabe de alguém que não está,torne-se um missionário:traga essa alma perdida para nosso convívio,na rede.Antes que seja tarde.Demais.
O futuro vem das crianças,das múltiplas formas como elas estão construindo,em rede,suas relações.E nós podemos - ainda – fazer parte dele.Pois a rede,pra todo mundo começa parecer normal...
Obs: ‘’ Há pessoas que vão achar um absurdo ter crianças na internet esse tempo todo,mas o futuro das crianças é estar online 24 horas por dia’’ / Revista Super Interessante.

2 comentários: